6 de nov. de 2013

Rota da Reciclagem: app para iPhone indica pontos de coleta de embalagens longa vida

Rota da Reciclagem: app para iPhone indica pontos de coleta de embalagens longa vida

Débora Spitzcovsky 1 de fevereiro de 2012
A embalagem longa vida faz jus ao nome: se reciclada, ela pode ser transformada em telhas e madeira sintética e ser útil por muitos e muitos anos, ao invés de ficar ocupando espaço nos aterros sanitários. Sabia? Para incentivar os consumidores a dar um destino correto para esse resíduo e, assim, diminuir a produção de lixo no país, a Tetra Pak criou o portal Rota da Reciclagem*, que indica aos consumidores quais são os pontos de coleta seletiva e reciclagem de embalagens longa vida mais próximos de suas casas.
No ar há quase quatro anos e com mais de 3.400 locais de coleta e reciclagem, de todos os cantos do Brasil, cadastrados, o portal acaba de ganhar um aplicativo para iPhone e, também, iPad, que pode ser baixado gratuitamente na Apple Store.
Basta digitar o seu endereço no app para conhecer os principais pontos de coleta e reciclagem de embalagens longa vida – como caixas de leite, suco e molho de tomate – que existem próximos à sua casa. Os locais aparecem divididos em três categorias:
Cooperativas: que são iniciativas sociais que recebem embalagens longa vida, entre outros materiais recicláveis, para enviar – e, assim, beneficiar – recicladores;
PEVs – Pontos de Entrega Voluntária: locais, como supermercados, que recebem o resíduo para destinar à reciclagem e
Comércios: locais que compram embalagens longa vida, entre outros materiais recicláveis, também para enviar aos recicladores.
Ao criar o aplicativo para iPhone e iPad, a Tetra Pak espera conquistar cada vez mais usuários para o Rota de Reciclagem e, assim, aumentar a quantidade de embalagens longa vida que são recicladas no Brasil. Que tal aderir?

Fonte: Site Revista Superinteressante

22 de out. de 2013

21 de ago. de 2013

PEGADA ECOLÓGICA

Pessoal, 

falando em Pegada Ecológica (Footprint), que tal gastarmos uns 3 minutinhos e calcularmos a nossa?
Quem sabe sabendo qual nosso efeito no meio ambiente, possamos repensar nossas atitudes.
Acessem o link que segue e calculem! É muito bacana.



Publicada em 20/08/2013

Consumo humano excedeu o orçamento do planeta para 2013 e mundo passa a operar no vermelho, mostra estudo da GFN

Os dados demonstram que, em pouco mais de oito meses, utilizamos tudo o que a natureza consegue regenerar durante um ano.




Consumo humano excedeu o orçamento do planeta para 2013 e mundo passa a operar no vermelho, mostra estudo da GFN

A humanidade esgotou o orçamento da natureza para este ano, em 20 de agosto, quando o planeta passou a operar no vermelho. Os dados são da Global Footprint Network - GFN (Rede Global da Pegada Ecológica), instituição internacional parceira da rede WWF, que gera conhecimento sobre sustentabilidade e tem escritórios na Califórnia (EUA), Europa e Japão.
O Overshoot Day (Dia da Sobrecarga da Terra) é a data aproximada em que a demanda anual da humanidade sobre a natureza ultrapassa a capacidade de renovação possível. Para chegar a essa data, a GFN faz o rastreamento do que a humanidade demanda em termos de recursos naturais (tal como alimentos, matérias primas e absorção de gás carbônico) - ou seja, a Pegada Ecológica - e compara com a capacidade de reposição desses recursos pela natureza e de absorção de resíduos.
Os dados demonstram que, em pouco mais de oito meses, utilizamos tudo o que a natureza consegue regenerar durante um ano. O restante ficou descoberto em nossa conta. À medida que aumenta nosso consumo, cresce o débito ecológico, traduzido na redução de florestas, perda da biodiversidade, colapso dos recursos pesqueiros, escassez de alimentos, diminuição da produtividade do solo e acúmulo de gás carbônico na atmosfera. Tudo isso não apenas sobrecarrega a capacidade de recuperação e manutenção do meio ambiente, como também debilita nossa própria economia.
"O enfrentamento de tais restrições impacta diretamente as pessoas. As populações de baixa renda têm dificuldade em competir por recursos com o restante do mundo," afirma Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network e co-criador da Pegada Ecológica, uma medida para contabilizar o uso de recursos naturais.
Hoje há 7,2 bilhões de pessoas e, se a população ainda está crescendo, as tecnologias da informação e de transporte permitem multiplicar a economia mundial num ritmo ainda mais acelerado. Apesar disso, em muitos casos, as restrições legais e os cuidados ambientais são vistos como obstáculos ao crescimento econômico, ainda traduzido diretamente em desenvolvimento social e progresso.
Por isso, para a Global Footprint Network e Rede WWF, em lugar de dilapidar os recursos, é mais sábio tratá-los como uma fonte contínua de riqueza a ser usada de forma sustentável e estratégica, garantindo um futuro seguro para toda a humanidade. "Para assegurar um futuro limpo e saudável para nossos filhos, é preciso preservar o capital natural que nos resta e cuidar melhor do planeta que chamamos de lar", afirma Jim Leape, Diretor Geral da Rede WWF.

Pegada Ecológica
Com o objetivo de ampliar o debate sobre o consumo e equilíbrio ambiental, o WWF-Brasil iniciou em 2010 um trabalho pioneiro no Brasil, em parceria com a GFN, prefeitura de Campo Grande (MS) e parceiros locais. Realizou o cálculo da Pegada Ecológica da capital sul-mato-grossense, primeira cidade brasileira a fazer esse cálculo. Em 2011, realizou o cálculo para o estado e para a capital São Paulo.

De acordo com a Secretária Geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito, cidadãos e governos têm papel fundamental na redução dos impactos do consumo sobre os recursos naturais do planeta. "Políticas públicas voltadas para esse fim, como a oferta de um transporte público de qualidade e menos poluente, construção de ciclovias, e o estímulo ao consumo responsável, por exemplo, são essenciais para reduzir a Pegada Ecológica. E este é um papel dos governos", ressalta. Já os cidadãos, na opinião de Maria Cecília, devem cobrar dos governos e dos políticos a criação e aplicação de politicas deste tipo. "Mas enquanto elas não existem, nós podemos fazer nossas escolhas lembrando que nosso planeta é finito, como é a nossa conta no banco", salienta.

Em Campo Grande, as ações de mitigação para ajudar a reduzir a Pegada Ecológica estão em curso e o estudo de São Paulo, lançado em 2012, durante a Rio+20, ainda carece de uma ação concreta dos poderes estadual e municipal. "O cálculo traz informações importantes que ajudam no planejamento da gestão ambiental das cidades com o direcionamento das políticas públicas de forma a reduzir esses impactos" afirma o superintendente de Conservação do WWF-Brasil, Michael Becker, responsável pela condução dos estudos, pelo WWF-Brasil.

Além do trabalho com a Pegada Ecológica, a rede WWF também é parceira da GFN na edição do Relatório Planeta Vivo, que é publicado a cada dois anos. A próxima edição ficará pronta em setembro de 2014.

A Global Footprint Network - GFN (Rede Global da Pegada Ecológica) é uma instituição nacional de geração de conhecimento (think tank) que trabalha para tornar fundamental a consideração dos limites ecológicos na tomada de decisão, por meio da Pegada Ecológica. Essa ferramenta de gestão de recursos permite mensurar quanto de recurso ecológico a natureza dispõe, quanto utilizamos dela e quem usa o que. Juntamente com seus parceiros, a GFN coordena pesquisas, desenvolve padrões metodológicos e oferece aos tomadores de decisão uma contabilidade dos recursos naturais, visando a ajudar a economia humana a operar dentro dos limites ecológicos do Planeta.

O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

Fonte: http://www.ogirassol.com.br/materia.php?u=consumo-humano-excedeu-o-orcamento-do-planeta-para-2013-e-mundo-passa-a-operar-no-vermelho

8 de mai. de 2013

FILME: AMAZÔNIA EM CHAMAS

 Pessoal;

Link para o filme Amazônia em Chamas (The Burnig Season) completo: http://youtu.be/DI6mhtMgr_o

 Segue um pouco sobre a obra:

 

Filme: AMAZÔNIA EM CHAMAS



Direção:
 John Frankenheimer
Produtora:
 Warner Bros
Classificação Indicativa:
 14 anos
Duração do Filme:
 128 min


Elenco:
 
Mídias:
  VHS
Sinopse:
 
Quando os empresários olharam para a Amazônia, eles viram dinheiro, oportunidade e o futuro. Nada poderia impedí-los de realizar seus objetivos. A não ser Chico Mendes. Desde sua infância, Chico Mendes (Raul Julia, de Acima de Qualquer Suspeita) foi testemunha das brutalidades cometidas contra os seringueiros, explorados por seus patrões. Ainda jovem, decidiu dedicar-se a uma luta em favor de justiça para o povo de sua região. De pequenas discussões com criadores de gado, passando pela liderança de seu sindicato, a uma campanha internacional contra a devastação da floresta amazônica, Chico Mendes acreditava no diálogo e em soluções sem violência. Acabou transformando-se em uma figura de importância nacional, um herói local, e um peso ainda maior para seus inimigos...até que uma emboscada marcou o fim de sua vida de dedicação e esperança.
Disponível em: <http://www.cineworld.com.br/novoportal/filme.php?filmeId=1706>. Acesso em 08 maio 2013.

1 de fev. de 2013

NOVO CÓDIGO FLORESTAL

Pessoal, recebi a notícia de que nosso material da disciplina Gestão de Unidades de Conservação não está atualizado no que diz respeito ao Novo Código Florestal.
Assim, para que não tenhamos prejuízo no aprendizado, segue o link para acesso à Lei nº 12.651/12, já com suas atualizações (vetos).

 
Bons estudos!

7 de jan. de 2013

VOLTA ÀS AULAS

Lembrando aos colegas que teremos aula normal a partir do dia 25/01/2013.
Que tenhamos todos um 2013 repleto de conquistas e sucesso. Para tanto, perseverança e dedicação serão peças chaves.
Até lá, pessoal!